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amandacoliveira

A Revolução da Longevidade - O mundo está ao contrário e (quase) ninguém reparou

Quem me conhece sabe: eu sou apaixonada por música. E o Nando Reis é, de longe, meu compositor favorito. Um dia desses, me peguei pensando na letra de Relicário e essa frase ficou martelando na minha mente... Pensei que muitas coisas estão ao contrário, mas tem gente pra caramba reparando. A questão climática, por exemplo. Mas o aumento da longevidade e a inversão da pirâmide etária é uma questão urgente de ser debatida - e que segue passando quase despercebida.

Me parece que estamos envelhecendo como sociedade e poucos estão atentos a esse movimento que chegou para revolucionar a forma como vivemos.

A longevidade é uma das conquistas mais marcantes dos séculos XX e XXI. Em breve, as pessoas mais velhas irão superar numericamente as mais jovens praticamente em todos os lugares do mundo, com exceção da África. E se antes este cenário era visto como uma crise potencial, hoje é uma oportunidade de negócios! Afinal, temos:


  • Novos clientes longevos;

  • Novos funcionários longevos;

  • Novos empreendedores longevos;

  • Toda uma nova economia da longevidade!


Trata-se de uma mudança demográfica que demanda uma transformação em nosso mindset. Afinal, alguns conceitos com os quais estamos acostumados caem por terra, como:


  • A idade para que alguém seja considerado uma pessoa idosa

  • A noção dos estágios da fase adulta: aprender, ganhar dinheiro e se aposentar (hoje, há muito a ser feito após a aposentadoria).


Um maior número de pessoas mais velhas significa que haverá muito mais diversidade - literalmente, mas também no que as pessoas fazem, necessitam, querem e nas formas com que envelhecem.

A revolução da longevidade trará mais diversidade à velhice

Por isso, aos profissionais de comunicação e marketing que sempre dividiram a população em faixas etárias, fica o recado: é hora de pensarmos no estágio de vida em que adultos mais velhos se encontram como atributo mais importante - não a idade. 

Uma pessoa com 82 anos pode, por exemplo, estar em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) ou liderar uma empresa. A idade é a mesma, mas o estágio da vida é completamente diferente.

E o pulo do gato para os negócios é: ambas precisam de soluções que atendam a suas demandas! O que faz com que o mercado da longevidade seja o que apresenta crescimento mais rápido e mais dinâmico do mundo.


Ou seja, cada nova empresa, nova estratégia de negócios ou nova solução que enderece as necessidades e desejos de adultos maduros pode ter um grande impacto social e econômico. Quando você enxerga essas demandas (e as atende!), você tem nas mãos a oportunidade de impulsionar seus negócios durante a revolução da longevidade e, principalmente, de melhorar a sociedade como um todo!


E aí? Bora reparar?


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Artigo escrito com base na introdução do livro "Stage, Not Age", de Susan Wilner Golden.

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